Nossa Escola foi
contemplada com o projeto Menteinovadora. Este projeto envolverá alunos do 6º
ano, 7ª Série e 8ª Série, incluindo a turma de Correção de Fluxo.
O projeto
Menteinovadora veio ao Brasil em 2006 e este ano em S.C. Sendo nossa escola
contemplada iremos trabalhar no com o máximo esforço possível para que os
objetivos sejam alcançados.
Este projeto focaliza vários jogos
dos quais serão trabalhados 01 aula por semana. Cada jogo tem várias
habilidades e vários métodos que serão desenvolvidos no decorrer das
atividades. No final de cada jogo iremos trabalhar questões referente ao mesmo
e relacioná-las ao cotidiano.
Cada aluno
recebeu um kit contendo um jogo e 04 livros, destes 02 trabalhados em
sala e 02 para a família participar; o jogo farão com os pais.
O objetivo
principal é o desenvolvimento de habilidades por meio de métodos e jogos de
raciocínio, melhorando dessa forma o nível de aprendizagem.
Para trabalhar com os jogos a empresa responsável Mind
Lab está realizando um curso de capacitação, no qual participou a professora de
Matemática Elizamar do Couto e o Assistente Técnico Pedagógico Sidinei Comin,
os mesmos são responsáveis em trabalhar este projeto na escola.
OBJETIVOS DA METODOLOGIA
- Desenvolvimento da Consciência: Pensar de forma reflexiva
- Habilidades do Pensamento: Estratégias para resolução de problemas.
- Fortalecimento das Habilidades para a Vida: Lidar com situações de cooperação, competição, ganhar, perder, sucesso e fracasso.
- Transferência Interdisciplinar: Identificar as conexões entre diferentes áreas de atividades e pensamentos humanos ampliando seus conhecimentos.
HABILIDADES
COGNITIVAS:
resolver
|
EMOCIONAIS:
Autoestima
|
SOCIAIS: Cooperação
|
ÉTICAS:
Respeitar
|
* Resolver Problemas
* Planejar e tomar decisões
* Estabelecer conclusões lógicas
* Investigar e compreender
situações-problemas
* Pensar de forma crítica
* Desenvolver memória,
classificação
|
* Lidar com emoções ganhar e
perder
* Autoconfiança
* Auto-estima
* Auto-avaliação
* Responsabilidade
* Aprender com o erro
|
* Trabalho em
grupo-Cooperação
* Lidar com regras
* Comunicar-se com clareza e
*Coerência
*Resolução de Conflitos
*Aceitar os Outros
|
*Respeitar, tolerar e viver
a diferença
*Agir positivamente para o
bem comum
|
MÉTODO
SEMÁFORO:
|
DETETIVE:
|
ESPELHO:
|
ÁRVORE DO PENSAMENTO
|
AVES MIGRATÓRIAS:
|
Ajuda-nos a orientar, a
organizar os pensamentos e agir de forma consciente e com responsabilidade.
VERMELHO: Tomada de
consciência-Análise do contexto (VOLTADA AO MEIO EXTERIOR)
AMARELO:
Concentrar-Analisar-Planejar (VOLTADA AO MEIO INTERIOR)
VERDE: Ação-Decisão-Implementação (VOLTADA DO INTERIOR PARA O EXTERIOR)
|
Devemos perguntar buscar
pistas e organizar as informações para ter clareza da situação.
|
Refletir nossa imagem
exterior, ajuda-nos a ver nossa riqueza interior.
|
Ajuda-nos a perceber as
diversas possibilidades diante da complexidade dos processos da vida.
|
Permite-nos entender,
valorizar, potencializar e respeitar as diferenças dos integrantes do time.
|
TENTATIVA E ERRO:
|
DA FILMADORA:
|
ESCADA:
|
FILTRO:
|
PINTOR:
|
Incentiva nossa
disponibilidade interna de arriscar e de considerar o erro como possibilidade
de aprendizagem
|
Devemos ter clareza
de onde se quer chegar para perceber as necessidades de cada etapa na
construção do caminho.
|
Tudo
começa com um primeiro passo.
|
Devemos identificar,
classificar, selecionar e filtrar os aspectos relevantes.
|
Este contribui no
desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo de memorização, com
criatividade e autoria
|
"O futuro Pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos."
"A inteligência não nasce com o ser humano, ela é desenvolvida".
" A aprendizagem é o produto final de uma interação educativa".
INSPIRAÇÕES:
REUVEN FEUERSTEIN: Aprendizagem Mediada
JEAN PIAGET: Interação
HOW ARD GARDNER: Inteligência Múltipla
LEV VYGOTSKI: Cultura e Linguagem
PAULO FREIRE: Reconstrução Crítica
DAVID AUSEBEL: Aprendizagem Significativa
EDGAR MORIN: Pensamento Complexo
ANTONI ZABALA: Sequência Didática
Nenhum comentário:
Postar um comentário