quarta-feira

PROJETO MENTEINOVADORA

Nossa Escola foi contemplada com o projeto Menteinovadora. Este projeto envolverá alunos do 6º ano, 7ª Série e 8ª Série, incluindo a turma de Correção de Fluxo.
O projeto Menteinovadora veio ao Brasil em 2006 e este ano em S.C. Sendo nossa escola contemplada iremos trabalhar no com o máximo esforço possível para que os objetivos sejam alcançados.
Este projeto focaliza vários jogos dos quais serão trabalhados 01 aula por semana. Cada jogo tem várias habilidades e vários métodos que serão desenvolvidos no decorrer das atividades. No final de cada jogo iremos trabalhar questões referente ao mesmo e relacioná-las ao cotidiano.
Cada aluno recebeu um kit contendo um jogo e 04 livros, destes 02  trabalhados em sala e 02 para a família participar; o jogo farão com os pais.
O objetivo principal é o desenvolvimento de habilidades por meio de métodos e jogos de raciocínio, melhorando dessa forma o nível de aprendizagem.
Para trabalhar com os jogos a empresa responsável Mind Lab está realizando um curso de capacitação, no qual participou a professora de Matemática Elizamar do Couto e o Assistente Técnico Pedagógico Sidinei Comin, os mesmos são responsáveis em trabalhar este projeto na escola.
 
OBJETIVOS DA METODOLOGIA
  • Desenvolvimento da Consciência: Pensar de forma reflexiva
  • Habilidades do Pensamento: Estratégias para resolução de problemas.
  • Fortalecimento das Habilidades para a Vida: Lidar com situações de cooperação, competição, ganhar, perder, sucesso e fracasso.
  • Transferência Interdisciplinar: Identificar as conexões entre diferentes áreas de atividades e pensamentos humanos ampliando seus conhecimentos.
 HABILIDADES
COGNITIVAS: resolver
EMOCIONAIS: Autoestima
 SOCIAIS: Cooperação
ÉTICAS: Respeitar
* Resolver Problemas
* Planejar e tomar decisões
* Estabelecer conclusões lógicas
* Investigar e compreender situações-problemas
* Pensar de forma crítica
* Desenvolver memória, classificação
* Lidar com emoções ganhar e perder
* Autoconfiança
* Auto-estima
* Auto-avaliação
* Responsabilidade
* Aprender com o erro
* Trabalho em grupo-Cooperação
* Lidar com regras
* Comunicar-se com clareza e *Coerência
*Resolução de Conflitos
*Aceitar os Outros
*Respeitar, tolerar e viver a diferença
*Agir positivamente para o bem comum







  MÉTODO
SEMÁFORO:
DETETIVE:
ESPELHO:
ÁRVORE DO PENSAMENTO
AVES MIGRATÓRIAS:
Ajuda-nos a orientar, a organizar os pensamentos e agir de forma consciente e com responsabilidade.
VERMELHO: Tomada de consciência-Análise do contexto (VOLTADA AO MEIO EXTERIOR)
AMARELO: Concentrar-Analisar-Planejar (VOLTADA AO MEIO INTERIOR)
VERDE:  Ação-Decisão-Implementação (VOLTADA DO INTERIOR PARA O EXTERIOR)
Devemos perguntar buscar pistas e organizar as informações para ter clareza da situação.
Refletir nossa imagem exterior, ajuda-nos a ver nossa riqueza interior.
Ajuda-nos a perceber as diversas possibilidades diante da complexidade dos processos da vida.
Permite-nos entender, valorizar, potencializar e respeitar as diferenças dos integrantes do time.












 
TENTATIVA E ERRO:
DA FILMADORA:
ESCADA:
FILTRO:
PINTOR:
Incentiva nossa disponibilidade interna de arriscar e de considerar o erro como possibilidade de aprendizagem
Devemos ter clareza de onde se quer chegar para perceber as necessidades de cada etapa na construção do caminho.
Tudo começa com um primeiro passo.
Devemos identificar, classificar, selecionar e filtrar os aspectos relevantes.
Este contribui no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo de memorização, com criatividade e autoria
 











  



"O futuro Pertence aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos."
"A inteligência não nasce com o ser humano, ela é desenvolvida".
" A aprendizagem é o produto final de uma interação educativa".

 INSPIRAÇÕES:

REUVEN FEUERSTEIN: Aprendizagem Mediada
JEAN PIAGET: Interação
HOW ARD GARDNER: Inteligência Múltipla
LEV VYGOTSKI: Cultura e Linguagem
PAULO FREIRE: Reconstrução Crítica
DAVID AUSEBEL: Aprendizagem Significativa
EDGAR MORIN: Pensamento Complexo
ANTONI ZABALA: Sequência Didática


Nenhum comentário: